CUIDADOS COM OS MÚSCULOS: Cuidar dos músculos ajuda a prevenir lesões e ganhar resistência



MENOS LESÕES, MAIS RESISTÊNCIA.

A musculação é um dos exercícios mais eficazes para o fortalecimento muscular. Cuidar dos músculos é mais do que uma preocupação estética. Significa preparar o corpo para atividades simples e cotidianas, protegendo-o de lesões.

O fortalecimento contínuo dos músculos é fundamental para a execução correta de uma série de movimentos que fazemos ao longo do dia. Ter a musculatura resistente protege os ossos e articulações, melhora o metabolismo, auxilia no desenvolvimento aeróbico e previne a ocorrência de lesões articulares. Para isso, ao contrário do que muitos pensam, a musculação ainda é o melhor exercício para o ganho de força e resistência.  “A musculação tradicional é tão boa, se devidamente planejada e supervisionada, que desde crianças até idosos podem e devem praticá-la. É um dos exercícios mais eficazes para o fortalecimento muscular”. É o que garante o professor de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Unifor).  Ele afirma que utiliza a técnica da musculação para a orientação de atletas amadores e profissionais, e de clientes especiais — idosos, hipertensos, cardíacos. O profissional cita outros exercícios mais comumente utilizados e que também mostram bons resultados como o pilates, o treinamento funcional, o crossfit, entre outros, o educador físico do Serviço Social do Comércio (Sesc) explica que, além de eficazes, se os movimentos forem executados de forma correta podem causar menos lesões que muitas outras atividades. Ele alerta que é importante que cada pessoa passe por uma avaliação física antes de iniciar as séries de exercícios.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que se gastem no mínimo 150 minutos em atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. O ideal é que as atividades sejam acompanhadas por um profissional para que sejam planejadas, niveladas e supervisionadas. “Cada corpo humano é único em suas capacidades. Precisamos respeitar o princípio da individualidade biológica e não somente saber que ele existe”.

Mais disposição “Apesar de não gostar muito da musculação, eu percebo o quanto a prática contínua do exercício mudou a minha rotina, comecei a observar mais meu corpo e minha postura”, conta Melissa, 39. A publicitária combina a musculação com outros exercícios aeróbicos para manter o peso e conta que tem muito mais disposição após os treinos. “Eu procurei, inicialmente, para emagrecer e trazer rigidez para meu corpo, mas já mantenho por três anos e não pretendo parar”.  O mesmo ocorreu com Felipe, 30. Ele pratica musculação todos os dias e combina os exercícios com o acompanhamento nutricional.

Cuidados Nenhum tipo de exercício físico deve ser feito sem o acompanhamento profissional. Os riscos para essa prática são, desde lesões de pequena gravidade nas articulações até rompimento nos ossos, ligamentos e desvio de posturas.  “Ao planejar programas de exercícios com objetivo de treinar a musculatura do corpo, o profissional de Educação Física deve atentar para que haja equilíbrio no treinamento dos músculos pra que seja mantida a harmonia do corpo e uma função motora adequada.” afirma.  Segundo ele, o importante é respeitar todas as etapas do exercício e a individualidade de cada corpo. Os resultados chegarão a longo prazo e podem ser fundamentais para uma rotina saudável ao longo da vida.

Vigorexia gera prejuízos físicos e sociais.

A prática constante de exercícios físicos é crucial para o pleno funcionamento das atividades musculares ao longo da vida. No entanto, a busca excessiva pela hipertrofia muscular pode causar transtornos físicos e psicológicos graves. Entre eles, está a vigorexia.  O distúrbio psicológico é caracterizado pela insatisfação constante com o corpo. A doença afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos. De acordo com a psicóloga, assim como ocorre na anorexia e na bulimia, nesses casos, a pessoa deixa de se enxergar como realmente é, passa a se achar ‘muito magro ou muito fraco’ e segue sempre em busca de um ideal de perfeição.  “Quando isso se transforma em transtorno, pode trazer sérios danos físicos ao corpo e também prejudica a vida pessoal do indivíduo. A pessoa deixa de ter convívio, gasta muitas horas do dia em uma academia”, ressalta a psicóloga. Ela alerta que nesses casos, o vigorético dedica-se somente a um ponto, ganhar músculos. “A vida deixa de ser equilibrada” Ocorre também a adoção de uma dieta bastante restritiva e o uso excessivo de anabolizantes e suplementos alimentares. Nesses casos, os tratamentos mais recomendados são psicoterapias. “O objetivo é fazer com que a pessoa volte a enxergar como ela de fato é e aceitar-se”, conclui.

“Cada corpo humano é único em suas capacidades. Precisamos respeitar o princípio da individualidade biológica”

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Fonte: http://www20.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2016/02/13/noticiasjornalcienciaesaude,3574009/cuidar-dos-musculos-ajuda-a-prevenir-lesoes-e-ganhar-resistencia.shtml


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