1 Olho coçando, vermelho, irritado e a sensação de que você está com areia dentro dele. Cuidado: você pode ter contraído conjuntivite. Uma doença muito comum neste período chuvoso. Trata-se de uma inflamação no olho que pode ser evitada com alguns cuidados básicos, diz o oftalmologista
2 O oftalmologista explica que atos simples como lavar as mãos com frequência e não coçar os olhos são maneiras de se proteger da conjuntivite. “Além de tentar evitar lugares fechados ou aglomerados”. Usar o álcool em gel para higienizar as mãos também funciona. “É um excelente meio de proteção para quem está fora de casa. Inclusive, o uso do álcool em gel evita a contaminação por outras doenças, como algumas respiratórias.
3 segundo o oftalmologista o contágio da doença pode ser pelo ar e através de banho de piscina. “A forma mais comum de contágio é através do contato com secreções oculares. Contudo, se o indivíduo contaminado apresentar também sintomas respiratórios, como espirros e tosse, a conjuntivite pode sim, ser transmitida pelo contato com essas secreções”… Também é possível contrair a doença se mergulhar em uma piscina em que uma pessoa com conjuntivite mergulhou.
4 E se você já está com conjuntivite, não se desespere. “O primeiro passo para todo paciente com olhos vermelhos ou irritados é procurar um oftalmologista, porque várias outras doenças oftalmológicas podem causar olhos vermelhos. Além disso, a distinção entre conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana é importante, não só para o tratamento como também na indicação de afastamento temporário da escola ou do trabalho”, alerta o médico.
5 Na conjuntivite viral, de modo geral, o médico indica a realização de higiene ocular com lenços descartáveis, compressas frias e uso de colírios lubrificantes. “Durante a avaliação no consultório, avaliamos a necessidade de outras medicações, como anti-inflamatórios e até antibióticos, dependendo das especificações de cada caso”.
6 E o mais importante, ressalta o oftalmologista, é o paciente nunca se automedicar. “Existem colírios e pomadas para cada tipo de conjuntivite”. Lembrando ainda que o uso da lente de contato deverá ser evitado até o desaparecimento dos sintomas. É importante salientar que a maior fonte de contágio se dá pelo ato de levar as mãos sujas aos olhos. “O uso de objetos contaminados como toalhas, lençóis e maquiagens também pode transmitir a doença. Além de estar em ambientes fechados, aglomerados com pessoas contaminadas”.
O QUE É A CONJUNTIVITE?
“… É uma irritação ou inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que recobre a parte branca e mais externa do olho. Em geral, a doença acomete ambos os olhos. Existem várias causas de conjuntivite, incluindo alergias, irritação por substâncias, infecções e outras causas menos comuns. O sinal mais evidente é uma vermelhidão ocular. O paciente também pode apresentar ardor, coceira, lacrimejamento, acúmulo de secreção e visão embaçada”.
__________________________________________________________________________________________